Há muito tempo que não escrevo nada. Quando digo nada, quero referir a ausência da escrita solitária e não interactiva, offline.
Hoje escreve-se muito a dar respostas a questões acabadas de colocar justamente com o intuito de obter essas respostas, directas e personalizadas no caso dos chats, ou quase directas no caso das redes sociais e dos blogues, estes últimos com um público potencialmente mais vasto.
A web, pela facilidade com que permite interagir com outras pessoas, ambientes e assuntos, acaba por consumir uma boa parte do tempo que, de outro modo, talvez fosse ocupado de forma mais introspectiva.
Uma pequena dose de auto-disciplina deve permitir uma repartição equilibrada do tempo de cada um, de tal modo que, navegando e comunicando, deixe de ser um bicho-do-mato, e por outro lado, concentrando-se sem interrupções, possa mergulhar a uma maior profundidade dentro de si próprio, quiçá pescando aí, nessas zonas mais escuras e tranquilas, alguns exemplares eventualmente capazes de competir com os das águas mais agitadas da superfície.
Por outro lado, nada impede que a produção obtida em ambiente solitário seja depois compartilhada. Nos tempos que correm, escrever para a gaveta deve ser um hábito caído em desuso, excepção feita para algum espírito romântico sonhando com glórias póstumas.
A escassez do tempo, em conjugação com interesses e atitudes, determina, ou pelo menos condiciona, a forma como aquele é empregue ou repartido. Mas não deixa de ser no mínimo curioso verificar que quem se queixa da falta de tempo gaste horas e horas em jogos online do tipo Farmville, cuja real valia é a do entretenimento.
Nem tudo tem uma explicação clara, neste mundo…
Ocasionalmente recebo mensagens do tipo “então para quando mais um texto daqueles…?”. Não deixam de ser lisonjeiras tais sugestões, mas é também preciso reflectir sobre o curioso que é merecê-las a nossa humilde condição. A generosidade humana é por vezes esbanjadora…
Assim sendo, quantos livros não teríamos podido escrever…
Teríamos podido…? Bem…
Essa é a essência do Ovo de Colombo.