Clique em cada foto para ver maior
Caratão, aldeia do concelho de Mação.
Ao fundo, a Serra do Bando dos Santos.
Destacam-se os restos de árvores queimadas nos incêndios de 2003/2005.
A foto foi obtida na conheira (antiga exploração de ouro a céu aberto).
Aspecto dos amontoados de calhaus (conhos), resultantes da lavagem dos conglomerados.
À direita, o desmonte do terreno.
Num passado recente, os calhaus e areias estavam a ser retirados como materiais de construção. Na lagoa existente no local, ainda pode ver-se a instalação de lavagem de inertes.
Esta conheira não está tão bem estudada e referenciada como as de Vila de Rei. A longo prazo, se nada for feito, pode ficar condenada ao desaparecimento.
Também é conhecida como Conheira da Lagoa, possivelmente devido ao facto de ali existir uma lagoa que, em tempos recentes, serviu para fazer a lavagem de inertes, extraídos para construção, e se supõe que pode estar ligada ao funcionamento da antiga exploração aurífera.
A encosta, virada sensivelmente a norte, encontra-se totalmente coberta por conhos, o que deixa supor que a exploração deve ter-se iniciado a um nível mais baixo do que aquele onde se encontra agora o corte, progredindo depois para cima.
Vista do desmonte do terreno.
Ao fundo, a povoação de Vale do Grou e o Monte da Cabeça Gorda, no topo do qual está instalado um radar de rastreio de navegação aérea, que tanta curiosidade desperta a quem passa na A-23.