sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Linguagem popular no vale do Tejo (Mouriscas/Belver)




Recompilação, reduzida e adaptada, do excelente trabalho de recolha de vocábulos e expressões populares,apresentado pelo Sr. João Manuel Maia Alves, no seu blog MOURISCAS - TERRA E GENTES, a quem agradeço a gentileza de me ter autorizado o seu uso.

Recomendo a leitura deste blog, não na simples forma de agradecimento, mas por entender que se trata de um importante testemunho das realidades, presentes e passadas, daquela terra.

Mouriscas e Belver distam escassos quilómetros entre si. Estão na mesma margem direita do Tejo, separadas apenas pela freguesia da Ortiga. É pois natural que as gentes de ambas as terras tenham partilhado muito linguajar comum.

Retirei todas aquelas expressões que não me recordo de ter ouvido na minha terra, a maior parte delas por fazerem referência expressa a realidades locais..

De resto, as alterações efectuadas são de pormenor, acrescentando algum sentido imposto pelo uso que eu conheci.

(republicado de: http://lmpalex.blogs.sapo.pt/12136.html)

(pesquisa no blog MOURISCAS - TERRA E GENTES, com os posts relacionados:
http://motg.blogs.sapo.pt/search?q=falar+mourisquense&Submit=O)



__________________________________________







Comentários:

Isabel disse a Fri, 19 Nov 2010 16:14:01 GMT:
Olá!
Muit interesante, sem dúvida :)
Vou tentar lembrar-me de mais algumas que colocarei aqui.
Bjss


João Renato disse a Thu, 02 Dec 2010 12:42:05 GMT:
Olá,
Cheguei aqui pelo blog da Júlia.
Achei interessante porque nessa compilação localizei quatro palavras muito usadas no Brasil:
Atentar - com o mesmo sentido de importunar ou aborrecer é muito, mas muito usada mesmo, mas só no nordeste do Brasil, e geralmente quando se reclama das crianças: "Esse menino fica me atentando".
Café - no Brasil, em todas as regiões se fala "Tomar o café", referindo-se à primeira refeição do dia. Nos avisos dos hotéis, ainda colocam "Café da manhã", mas "pequeno almoço" jamais é usada.
Bofes na mão - Aqui se usa "bofes pra fora": "Fulano chegou cansado, com os bofes pra fora".
Songa-monga - Na minha casa se usava essa expressão. Mas minha família, embora seja de origem portuguesa, são todos do norte de Portugal.
Abraço,
João Renato.


Luiz disse a Thu, 02 Dec 2010 17:25:20 GMT:
Olá.
Provavelmente, nem todas as expressões aqui compiladas são de uso exclusivo na zona onde o autor as recolheu. Podem até algumas delas figurar em dicionários, embora nem sempre com o significado com que ali são usadas.