domingo, 17 de março de 2013

O brilho das estrelas



Ao tentar descobrir, como muita gente terá feito, o local onde foi tirada esta foto, descobri que ela está publicada em tantas páginas que já não dá para ter a certeza de que alguma delas diz a verdade acerca disso.
Grande parte delas faz referência a "German Landscapes"  e algumas também afirmam que é no Alaska ou no Canadá, mas nenhuma delas, que eu me apercebesse (até porque não perdi tempo a ler todas) referiu um local concreto, um determinado lago, umas coordenadas geográficas rigorosas.
Do que fiquei certo, mas sem margem para dúvidas, é que se trata de uma foto famosa. Apesar de eu a ter visto hoje pela primeira vez, ela já era conhecida por muita gente que a divulgou.
Também acredito que, com paciência, tempo e conhecimento, talvez fosse  possível filtrar toda a informação disponível e chegar a um resultado aproximado, senão mesmo exacto. A investigação é isso mesmo.
O que me preocupou  — se é que numa altura destas se pode levar a sério tal espécie de preocupação — foi ter-se instalado a suspeita de que, no escrever da História, quem sabe não haverá a possibilidade, ou talvez mesmo a probabilidade, de o historiador ser confundido pela profusão de informações acerca do seu objecto de estudo, que tanto poderão ser verdadeiras como falsas.
No trânsito democrático da informação dos nossos dias, ganha quem tem pernas para andar e chega a converter-se em verdade absoluta (ou aceite como tal) a maior das aldrabices, desde que convenientemente propagandeada. É preciso é que caia no gosto do maior número possível de potenciais propagadores.


Quem tiver paciência pode seguir AQUI a ligação para a página de pesquisa do Google com a imagem.