segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Morte anunciada há quase 40 anos



"Eu ainda sou do tempo da cerveja clok."

Dizer isto a quem também se lembra da antiga e extinta marca de cerveja ribatejana é declarar uma idade que se conta por décadas (várias).

Durante 16 anos trabalhei numa empresa que deteve até certa altura contratos (inicialmente em exclusividade) para a distribuição de algumas marcas de bebidas e refrigerantes numa zona que abrangia aquilo que hoje se designa como Norte Alentejano e franjas adjacentes da Beira e do Ribatejo.

Ainda hoje, a maior fatia do mercado das cervejas se divide em duas marcas: a Sagres e a Superbock, liderando a primeira no sul e a segunda no norte do país.
Contudo, na década de 70, a cerveja clok conseguiu uma fatia importante do mercado, em especial no vale do Tejo e Alentejo, chegando mesmo a ser líder em algumas zonas.

A cerveja clok era produzida em Santarém pela empresa Copeja-Companhia Portuguesa de Cervejas, SARL. Na segunda metade da década de 1970-1980, a empresa foi integrada no grupo depois denominado Unicer, constituído pela CUFP, a COPEJA e a IMPERIAL.

A liderança do grupo passou a ser exercida pela empresa de maior dimensão, a CUFP (Superbock, Cristal), sediada em Leça do Balio. Por estratégia comercial, ou por qualquer outra razão que não consigo descortinar (mas desconfio), o grupo decidiu eliminar a marca clok, substituindo a sua produção em Santarém pela de uma das marcas até aí detidas pela CUFP, inicialmente a Cristal.

A machadada final veio com a decisão, tomada no início deste ano, de encerrar a fábrica de Santarém já em 2013. Entretanto,  vêm aí 60 milhões de euros do BEI, de um total de 173 milhões a investir num processo dito “para melhorar a eficiência”, do qual faz parte (como não podia deixar de ser – digo eu) a morte (há muito anunciada?) da fábrica que um dia produziu afamada (*) cerveja clok.

_________________________
(*) Ainda hoje se pode ler, em cartazes de propaganda das festas populares por esse país fora a publicidade à afamada bebida de tal marca, ao afamado conjunto musical, ao afamado frango assado único nas redondezas...